domingo, 8 de abril de 2012

Cadê a política, Veja ?

>
Uma imagem vale mais que mil palavras: veja a capa dessa semana da revista Veja clicando aqui.
.
Bonita, né ? Fala sobre o criador do Instagram, fala do transplante multivisceral... tudo muito bonito e lindo, que chama a atenção. E aí é que está o imenso problema da capa da maior revista semanal do país, e terceira maior do planeta.
.
Ela simplesmente não falou do caso Demóstenes Torres. A Veja, que cooptou por muito tempo com a ditadura militar e com uma visão conservadora da política simplesmente omitiu o maior escândalo político que uma oposição já viu em muito tempo.
.
A Veja já fez muito mais barulho por muito menos. Lembram-se da recente capa sobre José Dirceu, aonde a Veja consegue fazer uma matéria inteira sem declarações textuais, baseando-se apenas em factóides ? Pois bem, é ponto comum que ela praticou antijornalismo lá, e tal matéria ganhou a capa. Você já viu a revista se pronunciando a respeito da reportagem, dizendo que aquilo não era bem assim, por exemplo... ? Aliás, qual repercussão posterior o caso teve na mídia ? O que aconteceu com Demóstenes merecia um destaque bem maior na edição dessa semana.
.
Também vale relembrar que a Veja denunciou o esquema do mensalão, em uma série de matérias que tiveram veracidade comprovada e, por isso, ganhavam ventilação quase que imediata na mídia, semana após semana. Ora, até mesmo um dos protagonistas do caso (Carlinhos Cachoeira), é o mesmo... por que o pouco destaque agora, Veja ? Só porque quem está na pior é um cumpadre ? Isso não é lá muito jornalístico, não ?
.
A edição traz uma reportagem de duas páginas sobre o caso do senador ex-Democratas. Ou seja, ela traz algo, apenas não julga isso como algo relevante. Ora, se um senador que recebe dinheiro de um bicheiro para qualquer fim não é algo importante para o público eu já não sei mais o que é.
.
Não quero aqui dizer que um perfil com o criador do Instagram não seja importante, nem que a cobertura do primeiro transplante multivisceral da história do Brasil seja peixe pequeno, longe de mim. Apenas me pergunto porque a Veja, que tanto fala de política (e sempre contra o governo), dessa vez, quando a situação não era favorável pra ela, resolveu escantear suas palavras. Irônico, não ?
.
Mais um desserviço feito pela Veja, daqueles que só uma das publicações mais panfletárias do Brasil podem fazer por você - e pelo péssimo "jornalismo" que a mesma pratica.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :