segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Jornachismo

>
Ao me deparar com uma capa da revista Veja no banheiro, comecei a pensar sobre o tipo de matérias que a revista faz. Falo insistentemente que a Veja é uma revista panfletária, e que por (muitas) vezes deixa de fazer Jornalismo de verdade, aquele escrito com "J" maiúscula. Então, o que seria ?
.
Tal qual os jornais do século XIX, a Veja defende os interesses de um extrato social descaradamente. Naquela época haviam republicanos, monarquistas, abolicionistas, escravistas... vários tipos de grupos. Hoje, a Veja defende uma classe média que se posiciona de maneira conservadora e que coloca o dedo na cara do governo. Tudo é motivado por interesses e qualquer publicação editorial defende uma linha ideológica, concordo, mas a Veja escancara esse conceito.
.
As matérias contra o governo (ou seja, grande parte (pra não dizer todas) da área política, principal da publicação), porém, tem uma peculiaridade pouco agradável: as fontes escassas, quando não nulas. Já vi matérias com "acusações graves e chocantes" sem uma declaração textual sequer.
.
Mau jornalismo, inegável. Mas eu me pergunto porque a revista de maior circulação no país cometeria tantos erros, e me parece que seus leitores são os principais culpados. Eles acham que a informação da Veja é dogmática, ou seja, se ela falou, está certo. Eles não buscam outras fontes de informações, ora porque não tem acesso ou tempo, ora porque acham que a revista nunca erra e não monopoliza nem distorce nada - algo que todas as publicações fazem ao "puxar a sardinha" para a sua linha editorial.
.
E se a Veja errar publicamente, ser desmascarada ? O público da revista não vai saber. E como esse público é o maior das revistas impressas do país, segue-se a bola de neve que tanto faz mal.
.
No popular, o que a Veja faz é "jogar verde pra colher maduro". Ela tem uma suposição e coloca isso como matéria de capa. Ora essa acusação é verdadeira, ainda que um achismo, à priori (o escândalo do mensalão começou assim, por sinal), ou é simplesmente balela - e já foram tantos casos furados que a Veja já deu que não vale nem recordar alguns em específico aí. A Veja fundou o seu próprio conceito editorial, o jornachismo.
.
A Veja tem partes muito boas - eu adoro a seção de livros e música da revista, por exemplo. A base governista está longe de ser e ter santos. Mas o que a Veja faz é algo ridículo.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :